Papo de Guardião

Veja depoimentos de chefs renomados, agricultores e especialistas sobre a alimentação saudável e a importância dos alimentos e da preservação dos biomas


 

Maria Emília fala sobre "carnes processadas" no Futura
A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e integrante do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, Maria Emília Pacheco, participou do programa Conexão Futura em novembro de 2015. Ela falou sobre o anúncio da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificou as carnes processadas como produtos que causam câncer e as carnes vermelhas como produtos provavelmente carcinogênicos, ou seja, capazes de estimular o câncer. Além dela, participaram do debate: Samuel Aguiar Júnior, cirurgião oncologista e diretor de tumores colorretais do A.C. Camargo Câncer Center, e a nutricionista Thaís Queiroz.

 

Maria Emília Pacheco – 5 anos da Campanha contra os Agrotóxicos e pela Vida
Maria Emília Pacheco, presidenta do Consea e integrante do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, fala sobre a importância do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara) nos 5 anos da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, celebrado no 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

 

As Sementes de Angelim
"As Sementes de Angelim" conta a experiência de retomada de terras por quilombolas, após 30 anos de monocultura de eucalipto, o chamado "deserto verde". O território ancestral, retomado há 5 anos, hoje gera alimentos saudáveis. Com imagens e edição de Fabíola Melca e realização da FASE no Espírito Santo, a produção conta com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

 

Agroecologia e o fornecimento de alimentos
A série Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa Entrevista do Canal Futura recebeu Maria Emilia Pacheco, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Ela falou, entre outras coisas, sobre agricultura familiar, agricultura orgânica e agroecológia expondo suas direnças, confira.

 

Babaçu – Floresta de vida
O filme retrata a vida de agricultores familiares e quebradeiras de coco Babaçu em três estados da fronteira entre a Amazônia e o Cerrado (Maranhão, Mato Grosso e Tocantins) e as populações tradicionais. A obra é uma realização do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e financiado pelo Fundo Amazônia, por meio do Banco de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES), Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A equipe do cineasta Neto Borges visitou as regiões onde o Babaçu é vida.